MOOC – Massive Open Online Courses – Como ter acesso a educação de qualidade sem gastar um centavo.

Desde a criação do blog, eu postei poucas coisas sobre minha jornada. Se você ler minha página sobre, vai reparar que eu havia escolhido a linguagem PHP como minha companheira de jornada.

Mas muita coisa aconteceu nesse último ano. Eu pesquisei muitos cursos online, tutoriais de PHP, HTML e CSS e coisas relacionadas.

Coursera – Uma excelente plataforma

Até que nas pesquisas descobri o Coursera, uma plataforma de Cursos Online gratuitos, ou na sigla em inglês MOOC (Massive Open Online Course), na qual os cursos são oferecidos pelas melhores universidades do mundo. CourseraNa maioria dos cursos a estrutura é composta assim:

Aulas semanais

Ministradas em vídeo no site do curso. As aulas ficam gravadas, assim é possível ver quando melhor lhe convier. A maioria das aulas possuem legendas em inglês, o que  facilita bastante a compreensão para quem não tem um listening muito apurado. Em alguns casos, havia legenda em português, mas a tradução não era muito boa. Particularmente, nesse caso preferi voltar para a legenda em inglês.

Dever de casa

Para quem quer receber o certificado no final do curso, toda semana há um dever de casa, normalmente um quiz de múltipla escolha que é corrigido automaticamente. O interessante é que na correção há comentários sobre as questões e as respostas. Dependendo do curso há um número de tentativas. Mas não pense que é fácil gabaritar o teste pois apesar das questões serem as mesmas, a cada tentativa podem mudar: os valores do enunciado, a pergunta final ou as opções a serem marcadas naquelas questões do tipo “marque as opções verdadeiras”.

Trabalhos

Em alguns cursos deve-se montar um site, desenvolver uma rotina de programação ou coisas do tipo. A avaliação nesses casos também é automática, através de um programa validador, ou fornecendo um código que é enviado e verificado automaticamente.

Exames intermediários e finais

Alguns cursos possuem exames, com a mesma estrutura dos testes. Porém com o conteúdo programático ministrado até o momento.

Fórums de discussão

Nesses fórums é onde a coisa acontece. Em um curso como esse registram-se em torno de 10 mil pessoas. As discussões são agrupadas por assunto para que os participantes não se percam na grande quantidade de mensagens trocadas. A troca de informações e o sentimento de colaboração é incrível, uma equipe da Universidade ajuda na mediação e também esclarecendo dúvidas. Não deixe de participar!

Certificado

Cada dever de casa, trabalho e exame tem sua pontuação. Existe um prazo para entrega e uma tolerância (normalmente de uma semana), porém sucetível à punicão na pontuação.

É estabelecido um percentual mínimo para que seja concedido o certificado ao final do curso, em torno de 65% de aproveitamento.

Cursos escolhidos

Startup Engineering

Procurando as centenas de cursos disponíveis, matriculei-me no Startup Engineering, da Stanford, que por sinal tem uma série de outros cursos on line. StartupEngLogo StanfordNesse curso, são abordados diversos temas vinculados à criação de Startups, divididos em dois tópicos:

  • Marketing
  • Tecnologia

No quesito tecnologia são abordados as tendências no desenvolvimento WEB. O objetivo do curso é montar um site de Crowdfunding, ou financiamento coletivo, utilizando as seguintes tecnologias:nodejs

mongodbhtml5

  • O NodeJs é uma plataforma construída a partir do runtime Java Script do navegador Google Chrome. Funciona como um servidor de aplicações.
  • Mongo DB é um banco de dados não estruturado, baseado em documentos. A sintaxe dos documentos é a mesma do JSON (Java Script Object Notation). Tem como caraceterísticas a escalabilidade e desempenho com grande volume de dados.
  • HTML5 utilizado para a camada de apresentação. E sua principal característica é a padronização de funcionalidades eliminando a necessidade de instalações de plugins como flash.

Computer Networks

Como queria conhecer um pouco mais dos conceitos de rede, fiz também o curso Computer Networks da Universidade de Washington.CourseraCompNetuwFoi um excelente curso que apresentou todos os conceitos por trás da internet, passando por rotinas de roteamento, DNS, segurança e etc.

Mongo DB

Meu objetivo era compreender melhor o conceito do banco de dados orientado a documento, sem relacionamento, escalável e rápido.

Para isso me inscrevi no curso de Mongo DB para Node.Js na Mongo DB University.

MongoDB_University_Logo

Conclusão

O modelo de educação on line, está bastante evoluído. Pude notar isso através da minha própria experiência pessoal. Com cursos com duração média de 10 semanas, a absorção do conhecimento é muito boa. Apesar de que é necessária uma grande dose de disciplina. Uma das minhas maiores motivações foi conseguir o certificado. Tenho certeza que se abrisse mão do certificado não teria feito os deveres e trabalhos, que são ferramentas fundamentais para a absorção do conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *