Reiniciando a jornada

Comecei minha vida profissional como programador em 1986.

Ou seja, lá se vão quase trinta anos de envolvimento com a tecnologia digital.

Andei muito no ‘baixo nível’ da programação, especializando-me em C e Assembly desenvolvendo muitos projetos para computação embarcada, que eram utilizadas principalmente para automação de máquinas e processos industriais.

Também me aventurei pelo mundo da programação de um nível um pouco mais alto, fazendo muitos projetos usando Clipper e posteriormente Visual Basic.

Com o passar dos anos, como acontece com muitos técnicos, invariavelmente ‘caí’ no mundo gerencial afastando-me dos bits e bytes. Isso já faz quase 10 anos.

O que me tornou apenas um observador dessas novas tecnologias de programação que hoje são tão comuns. Não cheguei a programar em três camadas, muito menos em ambiente web. Ainda me soa estranho chamar um engenheiro de computação de arquiteto. Muito mais estranho, a subdivisão que foi criada, segregando os diversos ‘tipos’ de arquitetos: arquiteto de sistemas, arquiteto de infraestrutura, arquiteto de negócios…

Talvez isso tudo seja um toque de marketing que o pessoal de sistemas tanto adora.

Deixando a nostalgia um pouco de lado, segue o motivo pelo qual criei esse blog, resolvi voltar ao que gosto de fazer, programação em computação embarcada e finalmente aprender a integrá-la com o mundo web. Somente como um hobby, aproveitando-me da farta literatura, exemplos, vídeos e forums disponíveis na rede.

E pretendo colocar neste espaço alguns passo-a-passo da minha nova aventura, tanto na minha retomada ao maravilhoso mundo da computação embarcada quanto nas minhas cabeçadas para algo totalmente novo para mim que é a programação na web.

Estou começando pelo grande desafio que foi para mim a montagem desse blog. Optei pelo WordPress, que é uma ferramenta muito madura e flexível. Assim tenho como produzir um bom material sem ter que programar nenhuma linha de código.

Vou criando as categorias conforme a necessidade, por enquanto devo focar no WordPress / PHP no mundo WEB e no Linux Embarcado, que já tratei de encomendar uma placa para voltar a velha forma.

Espero me divertir como nos velhos tempos.

2 Comentários



  1. whoah this blog is fantastic i love reading your posts.
    Stay up the good work! You realize, lots of individuals are hunting round for this information, you could help
    them greatly.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *